fbpx

As quatro tendências em tecnologia para o futuro

Comando de voz: o futuro está falando com você
Comando de voz: o futuro está falando com você
maio 21, 2019
O que é e para que serve a hospedagem de site e email corporativo
O que é e para que serve a hospedagem de site e email corporativo
junho 10, 2019
As quatro tendências em tecnologia para o futuro

É inegável que as transformações da sociedade causadas pelos avanços em tecnologia estão cada vez mais aceleradas. O surgimento de uma série de novas ideias e soluções para os mais variados segmentos e mercados prometem revolucionar a rotina de milhares de pessoas no mundo todo.

Em nível pessoal, essas novas tecnologias chegam para facilitar as mais variadas ações. Desde ligar uma televisão por comando de voz até carros andando pelas ruas sem motorista, sendo pilotados por inteligência artificial, tudo será interativo e simples.

Contudo, em nível empresarial, tão importante quanto imaginar as possibilidades para o futuro é entender o que pode ser aplicado para melhorar os resultados de negócios o mais breve possível. Pensando nisso, selecionamos quatro tendências que devem estar no seu radar na hora de tomar decisões que busquem melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e aprimorar a experiência de seus clientes e colaboradores. Confira abaixo:

 

  1. Autonomia das Coisas

O termo Autonomous Things será visto em diversas embalagens de produtos variados. As coisas autônomas (AuT) ou a Internet de Coisas Autônomas (IoAT) representam a chegada de robôs muito mais próximos àqueles que estamos acostumados a ver apenas nos filmes de ficção científica. São computadores que funcionam sem a necessidade de direção humana, movendo-se livremente e interagindo com pessoas e outros objetos.

Em função da força da agricultura e da potência que o setor representa na economia brasileira e mundial, especialistas afirmam que os tratores deverão ser os primeiros a receber essa tecnologia revolucionária no Brasil. Os próximos devem ser os robôs das fábricas, chegando à Indústria 4.0. Enquanto isso, no mundo será possível ver perspectivas bem claras para equipamentos mais domésticos.

 

  1. Tecnologia 5G

O mundo está se tornando móvel e consumimos mais dados ano após ano, especialmente à medida que aumenta a popularidade do streaming de vídeo e música. As faixas de frequência existentes estão ficando congestionadas, levando a falhas no serviço.

A tecnologia 5G é muito mais eficiente em lidar simultaneamente com milhares de dispositivos – de celulares a sensores de equipamentos, câmeras de vídeo e iluminação urbana inteligente e, principalmente, as ferramentas que ainda estão por vir.

O presidente da Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações), Leonardo Euler, afirmou em entrevista ao site do UOL que o edital do 5G, a tecnologia de banda larga móvel que é uma evolução do 4G, será publicado ainda neste ano e o leilão ocorrerá até março de 2020. Ou seja, essa tecnologia que promete revolucionar os serviços oferecidos online deve se tornar realidade no Brasil em menos de 2 anos.  

 

  1. Ecossistemas digitalizados

Mais do que mudar as ferramentas, as novas tecnologias estão para realizar uma verdadeira revolução na forma com que nos relacionamos com as coisas. A mudança de uma infraestrutura técnica compartilhada para plataformas que viabilizam verdadeiros ecossistemas faz com que criemos modelos de negócios totalmente novos, que formem uma ponte entre humanos e tecnologia. E algumas tecnologias já existentes e cada vez mais presentes no nosso dia a dia, como blockchain, blockchain para segurança dos dados, digital twins, plataformas IoT e Gráficos do Conhecimento vão ajudar nessa transição.

 

  1. Experiências imersivas e transparentes

A tecnologia vai continuar mais centrada no humano a ponto de introduzir transparência entre pessoas, negócios e negócios. Esses instrumentos, que mudam a maneira através da qual as pessoas interagem com o mundo, trarão uma nova experiência imersiva para todos.

Tecnologias como impressão 4D, casas conectadas, formato Edge AI (no próprio chip), tecnologia self-healing, baterias de ânodo de silício, smart dust (poeira inteligente), ambiente de trabalho inteligente e dispositivo de exibição volumétrico são exemplos disso.

Eles são capazes de potencializar a produtividade em diversos setores, aumentando a percepção de indivíduos com algum tipo de limitação física, mudar as maneira de perceber formas, acompanhar pessoas, falar, viajar, consumir conteúdos… ou seja, vão modificar nossa forma de viver.

As tecnologias e as opções de ferramentas estão se multiplicando de forma exponencial. Foram necessários 30 anos desde a sua invenção para que o número de celulares fosse igual ao número de pessoas no mundo. Hoje, o Planeta Terra abriga mais aparelhos móveis de telefonia do que seres humanos. A tendência é que o tempo para que isso ocorra com os novos sistemas seja cada vez menor.  

Existem diversas opções para que as pessoas e as organizações se mantenham atualizadas e competitivas no mercado nacional e mundial. Cabe saber quem está disposto a aproveitar as oportunidades que se apresentam e sair na frente dos concorrentes, comemorando resultados positivos em um futuro não tão distante assim.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *